Por que alimentar-se bem ainda fica em torno do tabu de uma refeição mega preparada, que demora horas para ficar pronta e pede ingredientes difíceis de serem comprados? Não existe uma resposta exata para a pergunta, mas queremos desmistificar esse conceito que foi criado.
Somos a favor do movimento que promove a nutrição prática. Acreditamos que se alimentar bem pode ser feito de maneira simples e eficiente e vamos te explicar o porquê neste artigo. Continue com a gente!
O que é nutrição prática?
No ato de alimentar, nós temos a capacidade de nutrir nosso corpo e dar a ele nutrientes necessários para crescimento, desenvolvimento, bem-estar, gerar energia e boa disposição. A ideia é manter a saúde e chegar à longevidade saudável.
Logo, a nutrição prática se aplica ao básico, ao descomplicado, a pequenas escolhas que terão efeitos gigantescos na nossa qualidade de vida. Ou seja, é a nutrição ao alcance de todos, não importando o estilo de vida, a idade e seu orçamento.
Ou seja, nos afastamos daquela ideia de que para ter uma boa alimentação é preciso gastar muito tempo ou dinheiro. Nos concentramos em realizar os nossos objetivos de saúde em ações concretas e simples, de forma gradativa e contínua.
Como posso incluir essa praticidade no meu dia a dia?
Não existe segredo quando se trata da nutrição prática. A ideia é simplificar. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como se alimentar bem e de maneira simples, afinal, não dá para descuidar da saúde, mesmo no dia a dia corrido, não é mesmo?
Aposte em alimentos práticos
Hoje no mercado temos uma gama imensa de produtos que são práticos e prontos para comer, mas nem sempre eles são saudáveis. Não estamos falando deles, é claro, afinal, queremos contribuir para a sua saúde. Mas, você sabia que há boas opções e que também são prontas para consumo e repleta de nutrientes?
Proteínas, vitaminas, colágeno, fibras… Alguns sucos e vitaminas podem ter esses componentes e muito mais. Além disso, são fáceis de produzir e podem ser levados na sua bolsa ou mochila, opções perfeitas para serem tomadas entre uma refeição e outra. Para quem tem um dia a dia corrido, vale a pena recorrer a essa opção.
Prepare com antecedência as refeições
Nutrição prática é sinônimo de comer bem e sem complicações. Por isso, uma dica que damos é optar por refeições previamente prontas. Procure separar um horário na sua agenda, pode até no sábado ou domingo, e use-o para preparar os pratos da semana.
Você pode congelá-los para consumir durante o decorrer dos dias, precisando tirá-lo da refrigeração apenas para esquentar. Além de ser uma opção rápida, evita que você caia naquela de ficar comprando delivery ou acabar no fast food, porque não dará tempo de ter uma comidinha saudável em minutos. Cada alimento tem um determinado prazo para ser consumido, pães, por exemplo, podem ficar até 6 meses congelados.
Faça compras conscientes
Aquela velha prática de ir ao supermercado e ir comprando tudo quanto é comida processada atrapalha (e muito) a busca por uma vida mais saudável. Nutrição prática também significa fazer escolhas conscientes e incluí-las no seu dia a dia.
Frutas, cereais, iogurtes, castanhas… São apenas alguns exemplos do que você pode comprar para montar seu cardápio da semana. O melhor é sempre ir com a lista com todos os itens necessários.
Uma boa dica é definir um dia da semana para fazer as compras das verduras, hortaliças e frutas, por exemplo:
- Escolha o local de mais fácil acesso para você, vá a feira e compre do produtor local da sua região.
- Dê prioridade para as frutas da safra, elas costumam ter menos agrotóxicos e mais oferta de nutrientes, além de um preço mais acessível devido a maior oferta de volume.
Nutrição prática é sim possível com as atitudes certas. Como mostramos, é preciso planejamento, mesmo que simples, para poder inseri-la na rotina diária. Seja por meio de compras conscientes ou preparo das refeições com antecedência ou ainda com a opção por determinados produtos.
E para você, o que representa a nutrição prática? Como pretende alcançá-la? Conta aqui nos comentários!