Relaxar a mente nos momentos de ansiedade e estresse é um desafio para muitas pessoas. Isso porque, quando vivenciamos uma sobrecarga emocional, se concentrar em qualquer atividade e parar de pensar no mesmo assunto por seguidas horas se torna uma tarefa difícil.
Considerado um dos maiores problemas da sociedade moderna, o esgotamento mental pode se manifestar de diferentes maneiras e afetar diretamente sua rotina profissional, pessoal e social. Entre os principais sintomas psicológicos e físicos, podemos destacar:
- Baixa produtividade no trabalho;
- Apatia e desânimo;
- Alterações no humor;
- Agitação psicomotora;
- Preocupação excessiva;
- Isolamento social;
- Dor de cabeça;
- Perturbações do sono;
- Dor na barriga (estômago);
- Frequência cardíaca mais acelerada.
Além disso, pesquisas recentes demonstram que o estresse mental pode agir como causador de doenças cardiovasculares de forma crônica e aguda, já que as próprias alterações fisiológicas induzidas pelo mesmo apresentam esta característica. [1]
Essas são apenas algumas das causas que estimulam mais e mais pessoas a buscarem métodos efetivos para acalmar a mente em momentos de tensão. E para te ajudar a se manter o mais relaxado e consciente possível, separamos algumas técnicas que podem ser realizadas em qualquer lugar e a qualquer hora, alcançado o autocontrole de forma simples e imediata.
Dicas para relaxar a mente em poucos minutos
Precisando aprender como relaxar de maneira prática e simples? Confira as dicas a seguir!
Medite por alguns minutos
A meditação é uma prática milenar que visa equilibrar as emoções e promover mudanças na forma de lidar com estresse físico e psicológico. Baseada na concentração do momento presente, meditar é uma das melhores formas de inibir pensamentos que atrapalham seu bem-estar emocional, permitindo que sua mente relaxe e encontre paz em meio a desordem.
Porém, com o ritmo acelerado que cultuamos, o cérebro está acostumado com distrações e têm dificuldade de se desligar do presente. Assim, algumas dicas são importantes nesse processo para iniciantes:
- Comece buscando apoio em meditações guiadas.
- Escolha um lugar tranquilo e uma posição em que você se sinta confortável.
- Sempre que tiver um tempo livre, treine sua concentração.
Nas primeiras tentativas você pode precisar de um certo esforço para manter o foco ou não sabe lidar com diversos pensamentos que surgem enquanto tenta meditar sozinho, mas com a prática regular será possível garantir uma estabilidade emocional e melhor reatividade ao estresse.
Aposte na aromaterapia
A aromaterapia se trata de uma prática integrativa que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, estresse, insônia, depressão, entre outros. Ou seja, relaxar a mente.
Além de promover o bem-estar, esses óleos são capazes de fortalecer as defesas do corpo, diminuir a tensão muscular, estimular a concentração e a memória. Cada fragrância tem um determinado efeito, por isso a indicação mais adequada para seu caso deve ser feita por um naturopata.
A forma mais comum de utilizar os óleos essenciais é por meio da inalação, mas também podem ser usados de outros modos, adequando ao problema e ao estilo de vida de cada pessoa.
Visualize coisas positivas
Ser positivo pode ser um santo remédio para relaxar a mente. Isso porque, a autoafirmação tem o poder de ativar os sistemas cerebrais associados ao processamento de recompensa e começa a trazer mudanças a partir do sentimento que ele provoca, como o otimismo.
Manter o pensamento focado em momentos tranquilos, sejam imaginários ou no qual você foi feliz, também é uma forma de regular a energia interior e criar uma nova perspectiva de vida muito mais calma e satisfatória.
E como todo bom hábito, a positividade só causa mudanças significativas e duradouras na sua maneira de pensar, agir e sentir, se praticada com regularidade. Para isso, você pode começar desenvolvendo um diário de gratidão no qual listará 3 coisas pelas quais é grato a cada dia, mesmo que seja algo simples como abraçar o seu animal de estimação.
Coma um pedaço de chocolate
Só em pensar em chocolate nossa mente já dá sinais de felicidade, mas esse alimento promove diferentes benefícios para nossa saúde e bem-estar. Os chocolates com alta porcentagem de cacau em sua composição, conhecidos como chocolate amargo ou meio amargo, são fonte de minerais essenciais para o pleno funcionamento do organismo.
Além disso, possuem propriedades antioxidantes que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. O chocolate também contém uma substância chamada feniletilamina, a mesma produzida pelo nosso corpo quando estamos felizes ou apaixonados, que age como antidepressivo aumentando o nível de serotonina no cérebro, responsável pela sensação de bem-estar.
E como tudo em excesso faz mal, lembre-se que para obter seus benefícios sem prejudicar sua saúde, é necessário controlar seu consumo.
Alongue-se seus músculos
Muitas pessoas passam o dia todo sentados, principalmente no ambiente de trabalho, e isso acaba gerando uma tensão muscular que nos deixa mais cansados de modo geral. Por isso, alongar o corpo algumas vezes no dia é um ótimo gerador de bem-estar, ajudando a prevenir lesões, aliviar a tensão e o estresse acumulado.
Alguns exercícios bem simples, como esticar os braços, as pernas, movimentar a coluna e o pescoço, já são o suficiente para relaxar o corpo e a mente.
Tome um chá
Os chás são uma excelente opção quando o assunto é relaxar a mente. Existem diferentes tipos de plantas e ervas medicinais com propriedades tranquilizantes que podem ajudar muito em momentos de estresse, reduzindo a ansiedade, além das propriedades nutritivas. Chá de camomila, flor de maracujá ou erva-doce estão no ranking dos calmantes naturais.
Faça algo que gosta
Nesse momento, você é um ser genuinamente livre para realizar qualquer atividade que alegra o seu estado de espírito. Você pode ouvir sua música favorita, pintar, ler um livro, ver uma série, observar o movimento ao seu redor ou ser feliz da sua maneira, não importa qual será a ação, mas sim o efeito que ela produz na sua mente. Faça coisas que lhe façam feliz, isso ajuda na produção de serotonina, o hormônio responsável pelo nosso bem-estar.
Apesar de todas essas dicas para relaxar a mente, vale ressaltar que a realização de uma consulta com um profissional é indispensável para um diagnóstico correto e preciso sobre sua condição de saúde, servindo para tratar o problema em sua origem.
Curtiu as nossas dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber os nossos artigos diretamente no seu e-mail!