As inúmeras tarefas do dia a dia fazem com que as pessoas sintam cansaço, desânimo e até mesmo estresse, levando o corpo ao completo esgotamento físico e mental. Por isso, planejar uma dieta com alimentos que dão energia pode ser a peça fundamental para garantir uma rotina com mais disposição.
Nosso organismo precisa de combustível de qualidade para que todo o corpo funcione bem e os alimentos são a nossa principal fonte de energia, impactando diretamente nos níveis de produtividade e foco que necessitamos para realizar as obrigações do cotidiano.
Para muitos isso significaria algumas xícaras de café, ou talvez um pouco de guaraná, mas não estamos falando de fontes de energia rápida com baixo valor nutricional, logo os estimulantes não fazem parte da lista de alimentos que desempenham um papel essencial nos seus níveis de energia.
Continue a leitura para entender como otimizar sua rotina por meio da dieta e confira quais são os melhores alimentos para elevar sua performance no dia a dia!
De que maneira a alimentação afeta os seus níveis de energia?
A primeira coisa que você precisa saber é que todos os alimentos fornecem energia na forma de calorias, no entanto, nem todos afetam seus níveis de energia da mesma maneira.
Basicamente, nosso corpo é sustentado por alimentos que contenham os chamados nutrientes essenciais, aqueles que nosso organismo não produz naturalmente e precisam ser ingeridos na alimentação.
Eles são divididos em duas categorias: os macronutrientes, formados pelos carboidratos, proteínas e lipídios. E os micronutrientes, compostos por vitaminas e minerais.
Os famosos carboidratos são considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia. Justamente por fornecerem energia mais rápida em comparação com as proteínas e gorduras.
No entanto, carboidratos simples ou de alto índice glicêmico (IG) tendem a aumentar e, em seguida, travar seus níveis de energia, causando uma sensação de lentidão. Já os carboidratos complexos ou de baixo IG garantem um suprimento constante de energia ao longo do dia.
Seguindo a mesma linha, temos os alimentos e bebidas com cafeína na composição que, assim como podem ajudar a reduzir a fadiga e melhorar o estado de alerta, podem desencadear efeitos colaterais leves a graves, como dor de cabeça, insônia, nervosismo, agitação e irritabilidade.
Alinhado a isso, o ideal é manter uma rotina alimentar balanceada priorizando alimentos que, além de ricos em nutrientes, vão oferecer disposição de forma mais linear e por um período mais longo para que você trabalhe, estude e encare todas as tarefas do dia com mais vigor, produtividade e bem-estar.
Pensando nisso, separamos uma lista de alimentos que dão energia e disposição na rotina e podem ser facilmente incluídos na sua dieta. Confira!
Quais os alimentos que dão energia?
Aqui estão alguns alimentos que podem ser incluídos em uma rotina alimentar adequada para que você aproveite sua melhor performance física e cognitiva.
Banana
Prática, saudável e versátil, a banana é uma fruta cheia de nutrientes que garantem sua capacidade de fornecer energia. Além de ser rica em carboidratos, ela também conta com vitaminas A, B1, B2 e C, fibras e minerais — possui um alto teor de potássio que ajuda na hidratação, um fator chave para se sentir naturalmente mais alerta.
Além disso, a fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais.
Ovos
O ovo é uma excelente fonte de proteínas e gorduras, atuando como uma fonte estável e sustentável de energia. Além disso, o ovo tem poucas calorias e muitos nutrientes, como proteínas, ferro e colina, vitamina do Complexo B que colabora com as funções cerebrais e a produção de energia.
Açaí
O açaí está bastante atrelado à lista de alimentos que dão energia por ser rico em carboidratos que fornecem energia necessária para o bom funcionamento do nosso corpo. A polpa dessa fruta também se destaca por ser fonte de antioxidantes, gorduras insaturadas, ácidos graxos essenciais, vitaminas C, B1 e B2, cálcio, manganês, potássio e fósforo, oferece outros benefícios para a saúde e longevidade.
Chocolate
O chocolate com alto teor de cacau (acima de 60%) é uma boa fonte de cafeína e teobromina, um estimulante com ação parecida à da cafeína que melhora o humor e aumenta a energia. Além disso, o doce é rico em flavonoides e antioxidantes que fazem bem ao coração e à oxigenação do organismo, mantendo o corpo alerta e bem-disposto.
Oleaginosas
As oleaginosas — como nozes, castanhas e amêndoas — são fontes de gorduras boas que são convertidas de forma imediata em energia pelo organismo. Além de conterem magnésio, cobre e selênio, minerais que atuam na produção de energia a partir dos carboidratos. No entanto, as oleaginosas têm grande valor calórico, mesmo em pequenas quantidades, por isso, é necessário ter controle sobre a quantidade consumida.
Aveia
A aveia é um carboidrato de baixo IG, o que significa que fornece energia de longa duração sem aumentar os níveis de açúcar no sangue, ajudando a prolongar a sensação de saciedade. Além disso, é fonte de minerais e vitaminas do Complexo B, os quais melhoram a disposição.
Abacate
O abacate é considerado um superalimento por ser rico em nutrientes e cheio de energia. É fonte de beta-sitosterol, vitamina E e gordura monoinsaturada, além de possuir ácido pantotênico em sua composição, essencial para o bom funcionamento do corpo, pois atua na produção de energia, ajudando a manter o metabolismo ativo.
Chá verde
Tão rico em cafeína quanto o café, o chá verde auxilia no aumento dos níveis de energia e do metabolismo, elevando também o gasto energético. Além de possuir uma alta concentração de antioxidantes que ajudam a prevenir o estresse oxidativo e aminoácidos capazes de aumentar a produção de dopamina e serotonina, causando uma sensação de bem-estar e melhorando o humor.
Batata doce
A batata doce é uma fonte nutritiva de energia graças ao seu baixo índice glicêmico. Os carboidratos integrais, ricos em fibras, contidos na batata são liberados lentamente no sangue, fornecendo energia para o corpo durante mais tempo.
Peixe
Opções como salmão e atum, possuem excelente teor de gorduras do bem, como o ômega 3, que ajudam a manter a saúde do coração e contribuem significativamente na diminuição da fadiga. Não é segredo que um coração saudável transporta mais oxigênio e, consequentemente, melhora a circulação, a atividade cerebral e os níveis de energia.
Como ter mais disposição no dia a dia?
Além da simples mudança na sua alimentação, aderir a outros hábitos diários também podem dar aquele impulso energético, reduzindo a sensação de cansaço e adicionando mais qualidade de vida a sua rotina.
Se tornar fisicamente ativo, beber água com frequência e dormir bem todas as noites são práticas que merecem o mesmo nível de atenção que a dieta quando se trata de níveis de energia e saúde geral. Comece investindo em um novo costume por semana e veja o quanto a sensação de energia durante o dia vai aumentar naturalmente.
Depois de conhecer a nossa lista de alimentos que dão energia, que tal compartilhar quais são as suas escolhas para o dia a dia? Deixe aqui o seu comentário!