Com certeza você já ouviu falar sobre whey protein, um dos suplementos mais consumidos pelos praticantes de atividade física no mundo. E apesar de muito famoso e estimado, nem todos sabem quais são os benefícios oferecidos por essa proteína para otimizar seus resultados físicos.
Pensando nisso, nós preparamos este artigo onde explicamos as suas funcionalidades e quais os benefícios de incluí-lo na rotina para desfrutar de mais saúde e qualidade de vida!
O que é whey protein?
Basicamente, o whey protein é um suplemento obtido através da proteína do soro do leite com alto valor biológico devido a sua grande concentração de aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos pelo corpo, substâncias que participam de forma ativa na construção de músculos e tecidos.
Sua complexidade e alto valor nutricional tornam o whey protein um valioso aliado para quem busca uma fonte de proteínas saudáveis. Mas claro que o suplemento sozinho não faz ninguém ficar mais forte e, para obter ao máximo seus benefícios e alcançar os objetivos, é importante ter uma rotina de exercícios adequada.
Para que serve?
O whey é muito usado para complementar a dieta, especialmente de quem quer ganhar massa muscular, pois aumenta a produção de músculo, além de melhorar o rendimento durante os exercícios físicos. Também é indicado tanto para a recuperação de atletas que praticam esportes aeróbicos de longa duração (corrida, triatlo, ciclismo).
No entanto, o suplemento não é destinado apenas aos atletas, podendo oferecer benefícios para outros públicos fora das academias, já que também pode ser utilizado por quem busca emagrecer. Isso porque a proteína é um nutriente que aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e tenha uma maior perda de gordura corporal (quando utilizado em uma dieta apropriada para esse objetivo).
Quais são os seus benefícios?
Além de favorecer a hipertrofia e ajudar na reparação do tecido dos músculos, o whey protein tem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, além de efeito sacietogênico, contribuindo para o controle da fome e o emagrecimento saudável.
As propriedades multifuncionais da proteína também oferecem outros benefícios, como:
- combate a inflamação;
- controle da hipertensão arterial;
- aumento da força física;
- nutrição adequada;
- cicatrização de feridas;
- redução do colesterol;
- redução de doenças cardiovasculares;
- combate os radicais livres produzidos durante o exercício.
Quais os tipos de whey protein?
As proteínas comercializadas no mercado são divididas por tipo: concentrada, isolada e hidrolisada. Não é que uma seja melhor ou pior que a outra, a verdade é que elas devem ser escolhidas de acordo ao seu objetivo.
Nesse caso, é importante entender que quanto mais filtrado ele é, maior será o seu valor biológico. E quanto menor é a sua partícula, melhor e mais rápida é a sua absorção e utilização pelo organismo.
Whey concentrado
O soro do leite passa apenas por uma filtragem e conserva os carboidratos (inclusive lactose), minerais e gorduras do leite em sua composição. Possui entre 70% e 80% de proteínas, ou seja, uma dose oferece menor teor proteico e o processo de digestão e absorção da proteína é mais demorado do que o dos outros tipos de whey.
Whey isolado
Passa por técnicas rígidas de extração e filtragem, garantindo uma proteína praticamente “pura”. Contém cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras, oferecendo uma grande concentração de aminoácidos por dose e absorção mais rápida.
Whey hidrolisado
Sua produção é mais complexa, pois passa por um processo de quebra dos aminoácidos, a hidrólise, facilitando a digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo. É o mais indicado para pessoas com dificuldade de digestão proteica e intolerância à caseína, pois sua purificação e fragmentação aumentam as chances de digestão e reduz possíveis desconfortos abdominais.
Qual a quantidade ideal de consumo?
O consumo diário adequado de proteína varia de acordo com cada pessoa por ser calculado com base em fatores individuais, como gênero, peso e necessidade calórica. Em média, recomenda-se que uma pessoa normal consuma de 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo de seu peso total – ou seja, quem pesa 70 quilos deve ingerir entre 70 e 84 gramas do nutriente por dia.
Mas se esse indivíduo for fisicamente ativo ou deseja aumentar sua massa muscular, essa quantidade pode aumentar para 1,2 a 1,4 gramas de proteína por quilo, elevando a recomendação para 84 a 98 gramas de proteína ao dia. O ideal é que que se consuma, no máximo, uma dose de whey protein por dia (cerca de 20 g a 25 g de proteína) e o restante do nutriente seja obtido através da dieta por alimentos ricos em nutrientes, como filé de frango, queijo, ovos, soja, entre outros.
Mesmo com todas essas informações, é importantíssimo que você conte com a orientação de um nutricionista. Afinal, só um profissional da saúde é capaz de avaliar seu caso de perto e passar as instruções conforme suas necessidades e objetivos.
De que forma o whey protein pode ser consumido?
O whey protein é versátil e pode ser consumido de diferentes formas. Normalmente encontrado na forma em pó, a proteína pode ser consumida apenas com água ou misturada com um líquido de sua preferência (leite, iogurte,etc). Também pode ser batido com uma fruta ou adicionado a receitas, como bolos ou cereais.
É preciso lembrar que a mistura do produto com outros alimentos podem alterar a velocidade de absorção do suplemento, o que não é necessariamente um problema, já que o mais importante é o consumo adequado das proteínas ao longo do dia. E lembre-se, tudo em excesso faz mal, então é muito importante planejar como será a ingestão do whey dentro de um plano alimentar diário.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre whey protein, pode avaliar as suas necessidades físicas e nutricionais para escolher o tipo mais adequado para sua rotina rumo a alta performance.
Para continuar acompanhando conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter. Você receberá artigos diretamente no seu e-mail. Não deixe também de nos seguir no Instagram!